IZA RAMOS DE AZEVEDO SOUZA
Ilustradora: BRAMBILLA
EDITORA DO BRASIL
Séries: 3° anos.
“Aprendendo a ter confiança ; todo mundo faz algo de melhor.”
Ilustradora: BRAMBILLA
EDITORA DO BRASIL
Séries: 3° anos.
“Aprendendo a ter confiança ; todo mundo faz algo de melhor.”
Sinopse:
Descontente por ter de ficar presa ao chão por toda a sua vida, uma florzinha segue os conselhos do Girassol e pede à Fada Primavera que a ajude a se transformar numa flor voadora. A florzinha tem seu desejo atendido, no entanto terá de passar por muitas dificuldades antes de conseguir o que quer. A autora Iza Ramos de Azevedo Souza nos mostra como a confiança e a perseverança podem ajudar a transformar nossos maiores sonhos em realidade.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto de leitura se propõe a desenvolver no aluno a compreensão de um texto narrativo ficcional. Nessa narrativa, descobrir como é importante lutar por aquilo que desejamos, sem desistir jamais, apesar de todas as dificuldades que possam surgir em nosso caminho.
OBJETIVOS COGNITIVOS:
OBJETIVOS COGNITIVOS:
1.Interpretar os acontecimentos de um texto narrativo ficcional.
2.Utilizar a escrita como forma de expressão, respeitando as regras ortográficas.
3.Desenvolver a sensibilidade para a arte de escrever.
4. Criar uma capa diferente para o livro.
5. Criar uma seqüência narrativa em forma de HQs.
6. Pesquisa sobre flores e metamorfose.
2.Utilizar a escrita como forma de expressão, respeitando as regras ortográficas.
3.Desenvolver a sensibilidade para a arte de escrever.
4. Criar uma capa diferente para o livro.
5. Criar uma seqüência narrativa em forma de HQs.
6. Pesquisa sobre flores e metamorfose.
OBJETIVO AFETIVO:
1.Compreender o que é ‘”lutar por aquilo que desejamos”, partilhando a aventura e o encanto da linguagem narrativa ficcional.2.Identificar atitudes humanas nas personagens principais da história.
MOTIVAÇÃO/PREPARAÇÃO:
Propor aos alunos uma análise sobre a metamorfose da borboleta.
LEITURA ESTUDO/FRUIÇÃO:
1. Leitura individual em casa e em classe com a professora.
2. Em classe, explorar a capa, a contracapa e as imagens do livro.
QUESTÕES DO ENTENDIMENTO DO TEXTO:
1. Qual estação do ano que se passou a historia?
2. Qual gesto que a florzinha fez quando nasceu? O que você acha desse gesto?
3. Qual era o desejo da florzinha?
4. Quem levou o recado da flor azul para a Fada Primavera?
5. Onde morava a Fada Primavera?
6. Como é a flor que fez o pedido?
7. Quais foram as etapas que a florzinha teve que passar?
8. Qual animal que a personagem se transformou?
9. O que é metamorfose?
10. Qual foi o agradecimento que a Fada Primavera pediu para a florzinha?
QUESTÕES – ALÉM DO TEXTO:
1. Qual o acontecimento do livro você mais gostou?
2. Quais as qualidades dos personagens do livro você considera importante?
3. Levantar a questão: ‘O que é preciso ter para ter o que desejamos?
4. Conte alguma situação que você não desistiu e conseguiu obter.
IMAGINAÇÃO CRIADORA:
1. LEITURA ESTUDO:
v Ficha de leitura no caderno do livro
v FICHA DE LEITURA
1. Título do livro:
2. Autora:
3. Ilustradora:
4. Editora:
5. Ano:
6. Número de páginas:
7. Cores utilizadas para a capa:
8. Desenhos da capa:
9. Nomes das personagens principais:
10. Crie outro título para essa história:
11. Ilustração: (desenho e pintura).
v Análise e comparação:
1. Marcar no texto palavras e trechos que indicam ações humanas atribuídas aos personagens;
v Desenhar em forma de HQs a seqüência da narrativa ficcional (início, meio e fim).
v Produção de texto (paráfrase): criar uma narrativa ficcional em que apareçam personagens com características distintas. O objetivo é incentivar os alunos a trabalhar a rapidez de pensamento e respeitar as idéias do próximo.
2. LEITURA PRETEXTO:
v Criar outra capa para o livro .Utilize meia cartolina, lápis de cor e canetinha. Trabalho individual.
3. LEITURA BUSCA DE INFORMAÇÕES:
v Pesquisar sobre a metamorfose da borboleta. Pedir para que os alunos copiem as conclusões da lousa no caderno.
v Pesquisar quatro tipos de flores e apresentar em classe.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua e permanente, seguida de uma observação diária quanto à participação dos alunos nas atividades propostas neste projeto.
Será verificado o que os alunos entenderam do livro através das questões propostas após a leitura. Também serão avaliadas as atividades realizadas, como: ficha de leitura, produção de texto, pesquisas; criação de outra capa para o livro, etc...
CULMINÂNCIA DO PROJETO:
Dramatização da história A BRISA E A FLOR.
Daniella Hilario
http://generosdiscursivosdaniella.blogspot.com/2010/04/brisa-e-flor.html
2 comentários:
sou professora e adoto A Brisa e a Flor, que inclusive eu e as crianças adoramos!!! Gostaria de sua ajuda, estou precisando da sua biografia para complementar um projeto para escola. Mande para mim se for possível. mail marcelec.s.f@hotmail.com
Obrigada pela atenção!!!!
Olá!É com um prazer imenso que posso dizer o quanto admiro seu trabalho.Quando criança, ganhei o livro A Brisa e a Flor como prêmio por ter sido a segunda aluna da minha classe a aprender a ler.Nunca esqueci esta obra e lamento até hoje ter perdido aquela edição tão preciosa de capa dura. Posso ter perdido o livro mas nunca vou esquecer o conteúdo da história que utilizo até os dias de hoje junto aos meus pacientes adultos em sessões de psicoterapia.Pode até ser uma história infantil mas serve para ilustrar belamente o sentido das dificuldades em nossa vida para que sigamos rumo ao aperfeiçoamento constante.É um livro que me acompanha ao longo de 40 anos. Obrigada por colocar seu talento e sensibilidade a serviço da formaão de nossas crianças.Abraços
Postar um comentário